quarta-feira, março 11, 2009

Recuperar!...

É tempo de recuperar o tempo perdido. Para quê discussões exarcebadas à volta da guerra colonial e dos colonos que por lá andaram?...Sabemos que fizemos por lá muita coisa boa, mas também sabemos que fomos uns "reles" exploradores do povo angolano, usando muita vez a violência e privando-os dos seus direitos e liberdades. Passadas mais de três décadas sobre a independência de Angola, chegou o tempo de portugueses e angolanos darem as mãos, e aproveitarem o saber comum da convivência(?) vivida, para o desenvovilmento de Angola.
Os Portugueses sabem que falharam e cabe-lhes o "mea culpa" perante os Angolanos. Estes sabem que, depois da Independência se envolveram em lutas fraticidas pela ocupação do Poder, e que o povo ocupante teve que sair à pressa para não ser morto face aos ódios existentes, abandonando tudo: casas, comércio, fazendas, oficinas, fábricas, etc. Foi um fugir carregado de muitos ódios!...
Os Partidos aí existentes, cometeram excessos que destruiram a jovem Nação Angolana e mataram parte do seu povo. Hoje, com o regresso da paz àquele País, resta-lhe um grande caminho a percorrer que é o do desenvolvimento. Este passa pela colaboração dos Portugueses, de alguma forma conhecedores da cultura angolana. O Presidente José Eduardo dos Santos sabe disso. Então, chegou a hora de muitos de nós voltarmos àquele território, para ajudar na batalha do desenvolvimento desta Nação.
Se soubermos estar, seremos os parceiros escolhidos dos angolanos, as nossas exportações aumentarão. Para além de toda a mão de obra necessária e do bom entendimento entre os dois países, será para Portugal uma excelente oportunidade de vencer a crise, que não é alheia ao nosso País: saibamos, pois, ajudar a fazer um País moderno e democrático. Estranha-se o posicionamento do Bloco de Esquerda... ou talvez não! os bloquistas lá saberão.

Sem comentários:

Enviar um comentário