terça-feira, março 24, 2009

Serviço de Urgência Básica!

Este blogueiro abordou, algumas vezes, a criação do "Serviço de Urgência Básica" em Ourém, contemplada na Lei. Passados que são quase 2 anos, o Edil de Ourém foi junto da Ministra da Saúde reivindicar aquilo a que este Concelho tem direito. Deseja-se que tal aconteça a curto prazo, porque não é só uma reivindicação, é um direito, salvo melhor opinião, como tantas vezes afirmei.
Os oureenses só podem esperar que se cumpra a lei. Muitos deles, sabem que a "Urgência" do Hospital de Leiria está saturada, por experiência própria. Outros, sabem e conhecem os corredores da "Urgência" dos Hospitais do Médio Tejo, por onde passam muito tempo nas macas, sempre em situação desconfortável e sem dignidade, causa que não pode ser atribuída ao pessoal de serviço destas Instituições, mas sim à saturação dos serviços. O estado físico-psicológico dos utentes agrava-se ainda, pelos bastantes quilómetros de deslocações, muitas vezes já com uma espera no AC do CS de Ourém.
SUB no Concelho de Ourém, talvez sim, talvez não! Haja capacidade por parte da Autarquia para disponibilizar meios de instalação para que o Ministério da Saúde não venha com o argumento da falta de meios. Decida-se, com urgência, o local onde essa Unidade, que não deve ter nada a ver com o Centro de Saúde, deve ser instalada. Os oureenses veriam assim cumprido um direito que lhes assiste.
Pode-se argumentar que se tal acontecer, as "urgências hospitalares" de Tomar e de Torres Novas, passam a "Serviço de Urgência Básica". Isso é um assunto que não diz respeito à população de Ourém, nem à falta de saúde desta: se tal acontecer, pode quanto muito, contribuir para uma melhor organizaçã0 dos concelhos vizinhos. O pessoal de Ourém quererá a sua SUB a funcionar e depressa. Há muito que lhe é devida.
Se a proposta da SUB de Ourém for avante, será a 2.ª do Distrito de Santarém. A primeira existe no Sul do Distrito, em Coruche (?). Poderá ser a 3.ª ou 4.ª se as "urgências " de Tomar e Torres Novas forem desclassificadas, o que ninguém deseja. Estava prevista a construção de uma outra na zona do Pinhal, na Sertâ.

Sem comentários:

Enviar um comentário