sábado, novembro 28, 2009

Este homem pensa

Vale a pena reflectir com o Professor António Barreto. Ele que foi ministro da Agricultura no tempo da Reforma Agrária e teve a coragem de dizer aos comunista, basta, o País precisaria de outras reformas. De facto, o país precisa de quase todas as reformas já anunciadas. Infelizmente, hoje já não são só os comunistas e seus sindicatos, que travam essas reformas, mas também partidos que pensam que a sorte não lhes traz a boa governação (?) conscientemente ou inconscientemente. Talvez se enganem! A governação pode lhes bater à porta em qualquer momento, julgo. Teremos tempo para ver se serão os coveiros de Portugal, ou se retomam as políticas por eles desprezadas com muita arrogância, segurando a sete pés o "job" então alcançado, em detrimento do povo. Cá estaremos para ver esse fartar de vilanagem!!!

Alguém que me perdoe, mas em consciência devo realçar alguns excertos da entrevista:

"Quando se debruça especificamente sobre o mapa político e social o que o aflige mais é a justiça?

É. Há muito que falo disso e todos os anos com mais razão que no anterior. Não há alternativa para a justiça, como na saúde, em que se pode escolher o privado, ou na educação, onde se vai para outra escola. Na justiça não há alternativa e ainda bem, não deve haver. Mas a nossa justiça está hoje refém, capturada...

Por quem?

Pelos grandes grupos profissionais: o dos magistrados, dos procuradores e dos advogados, que são quem ordena e quem comanda a justiça, os operativos, os agentes. Não sei como lhes chame, mas qualquer nome é bom. Agora até já há sindicatos, que são uma espécie de infantaria avançada de cada um destes grupos. Há evidentemente centenas de juízes fantásticos. Sei que há, e é possível hoje fazer a diferença entre os 100 ou 200 tribunais que funcionam muitíssimo bem e os outros. Só que a sociedade portuguesa contemporânea está essencialmente nas grandes áreas metropolitanas, o resto é paisagem. Não é bem, mas conta muito menos. E o que se passa é que a sua vida privada, familiar, as sucessões, as heranças, os despejos, os contratos de trabalho, os requerimentos... tudo está hoje em causa porque não há justiça, não há recurso para nada nem para ninguém. Se quiser resolver um problema, recorre a quem? À justiça. Há 20 anos os magistrados vinham em primeiro lugar, era o grupo profissional que mais confiança merecia dos portugueses. Estão hoje em penúltimo lugar; abaixo só os deputados. É o grupo mais destituído da confiança dos portugueses. Os portugueses não confiam nos tribunais nem nos magistrados e isto é terrível, mina a alma, mina os sentimentos, mina o coração."

Sem comentários:

Enviar um comentário