quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Efeméride IV...

...passados 6 dias, encerro hoje esta efeméride de Zeca Afonso, já que neste dia, 23 de Fevereiro, faz 24 anos que o poeta trovador faleceu. Estou convicto que a audição de algumas trovas fizeram renascer no nosso íntimo uma vontade enorme de lutarmos dia a dia por mais justiça social, e o desejo de ver as classes sociais cada vez mais diluírem-se entre si, banindo gente poderosa sem escrúpulos. Este foi o grande objectivo de vida de José Afonso, creio! Esta herança torna-se cada vez mais pesada, mas se todos quisermos ela faz sentido dentro de uma sociedade injusta, como o momento que a nossa atravessa, e que se quer mais justa: urge que a população de mãos dadas cante Zeca e se deixe embalar uma pouco pela sua utopia. Estou certo, alguma coisa de esperança renascerá em nós, se assim acontecer.
Acredito ainda na revisão de programas que os Partidos deverão fazer, já que são os motores da nossa democracia, devendo ser consistentes com a realidade deste século XXI, onde existem politiquices a mais, que levam muitas vezes ao desprezo pela vida dos cidadãos. Atrevo-me a repetir o que escrevi no primeiro dia da minha homenagem ao cantador de baladas de intervenção:
"Canções essas que a muitos recordarão os anos de resistência, penso! Nos dias de hoje tornar-se-ão acendalhas para que os partidos políticos da nossa democracia, se assim entenderem, revejam a mensagem transmitida pelo Zeca, de forma a reverem programas e linhas de atuação, tendo em vista o bem-estar de todos os cidadãos portugueses".
A liberdade tem preço!




Sem comentários:

Enviar um comentário