segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Lavar as mãos...

(Foto: da fonte da notícia)
...como Pôncio Pilatos. Os líderes europeus vão lavando as mãos um pouco por todo o lado, em relação ao norte de África, fazendo que desconheciam as ditaduras que por lá imperavam. Sabia-nos bem chupar o petróleo, bem caro para os consumidores, mas os chefes islâmicos no "mamanço" dos petrodólares, lá iam dando uns géneros quentes em troca aos ocidentais. Claro que havia corrupção de ambas as partes. Todos sabemos!
Hoje, a hipocrisia do mundo ocidental que grassou perante a falta de direitos dos povos agora em convulsões, vai sair-nos cara. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã: paira a incerteza nos estrategas, quase todos de mãos sujas. Ao certo, sabemos que é a maior crise vivida pela Europa, após a 2.ª Guerra Mundial. Infelizmente não há políticas consertadas na Comunidade não só de economia, mas também de segurança, quer interna, quer externa. Obama cada vez se assemelha mais a um poeta lírico no desenrolar desta situação preocupante, dizendo uma coisa, e a sua Secretária de Estado Hillary Clinton dizendo outra. E nós, Europeus, de mãos atadas à espera do desenrolar do 2.º filme. Sim, porque o primeiro é o povo árabe na rua. Do 2.º filme nada se sabe! Não acredito que todos os sacrifícios de vidas humanas ceifadas por lá, pela conquista da liberdade e suas garantias fundamentais cheguem a bom porto. Resta-nos esperar pela fita pintalgada de "ismos". É o pagamento da factura pela falta de denúncia dessa opressão, que em tempos, devagar, devagarinho, como diz o povo, podia ter levado os tiranos a trocar as ditaduras vigentes, por uma democracia.
Os líderes europeus sempre gostaram mais dos americanos do que dos povos da Comunidade, em nome de uma Aliança podre, a precisar de ser revitalizada há mais de quatro décadas. Pobres talvez, mas subservientes, não. A Europa tem que encontrar o seu caminho rapidamente. Urge! Amanhã pode ser tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário