terça-feira, novembro 26, 2013

A Propósito de uma Visita a um Doente...

(Imagem in: Hospital. Autor(a) Mario Silva)

Ontem, fui visitar um doente ao Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, hospital que congrega quase todas as valências do CHMT, mais o SO/Urgências, percorrendo de Ourém a Abrantes cerca de 120 Kms. Porém, se o mesmo doente estivesse internado no Hospital Santo André, em Leiria, percorria menos de 30 KMS.

Conclusões:

a. urge chamar asnos a todos os que fizeram a carta Hospitalar, colocando o Concelho de Ourém no CHMT, quando muitas localidades do Concelho se encontram a 18/25 Kms de Leiria.

b. também não compete aos doentes Oureenses alimentar os serviços hospitalares do Médio Tejo, porque ninguém lhe paga as deslocações fora dos serviços do INEM, nem aos seus familiares, assim como o tempo perdido....logo, os Oureenses pagam mais saúde.

c. para não falar nos "circuitos turístiscos" em ambulância, quando o 112 drena os doentes para o Hospital de Leiria, e logo após algumas melhoras esse doentes são recambiados para Abrantes, como se as pessoas debilitadas fossem gado para percorrer com grande sacrifício 100 kms ou mais, conforme o itinerário escolhido pelo motorista. 

d. O Governo, coloca a todos mais austeridade diariamente. Será que os Oureenses tem que carregar com mais este pacote de grandes sacrifícios, como se fossem cidadãos de segunda? Penso que não!

Por fim, urge fazer reconhecer ao Governo que quem elaborou a carta Hospitalar se enganou, e que os Oureenses não podem viver eternamente sob o jugo da mesma. Haja quem altere a situação urgentemente. As gentes de Ourém merecem melhor sina. As Entidades de Saúde que reanalisem de novo a situação, por uma melhor condição económica, tanto para os cofres do MS, como para uma melhoria económica das famílias, mais necessária do que nunca. Os Oureenses estarão atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário