terça-feira, outubro 19, 2004

Anda por aí bicho-careta?

Penso que anda por aí bicho-careta. Os Média repentinamente começaram a falar do Padre Ganança, que foi recambiado da ilha da Madeira há uns dias. Todos falam, mas a informação não é suficiente. Parece que o Provincial da Ordem dos Salesianos, congregação a que o Padre pertence, o fez regressar ao "Continente". O Homem, como religioso que é, obedeceu ao seu Superior, não escondendo que está a cumprir uma ordem, ditada pela sua consciência e pela Ordem Religiosa a que pertence. Restam os protestos constantes dos seus ex-paroquianos, que querem o seu Padre de volta à ilha da Madeira e à sua paróquia.
Reflectindo bem, tenho a impressão que é mesmo bicho-careta que anda por aí, e ninguém ousa averiguar a causa deste regresso à pressa a Portugal. A matéria, segundo aquilo que percebo, está para além de um caso religioso. Não será que o Bispo da Madeira faz de mandante de qualquer personagem da vida Pública? Nestes tempos contorversos em que a liberdade e a pedagogia dos direitos das pessoas são postos, em causa, nada me admira. Sei, muitos sabem, que uma Igreja desinteressada deve estar do lado dos mais fracos. Afigura-se-me que o Padre Ganança veste a pele dos pobres, dos desprotegidos e ao mesmo tempo cria nas pessoas a consciência de que são pessoas.
Resta-me prafrasear o Papa: "homens sede homens". Esta frase terá o mesmo significado para todos? Apelo a uma reflexão, sem quaisquer preocupações de ordem moral ou religiosa.

1 comentário: