terça-feira, fevereiro 08, 2005

Informaram mal o sr.Lopes!

O sr.Lopes veio ontem, acompanhado de alguns membros do seu séquito, à base militar de Monte-Real, para assinar um protocolo para abertura desta ao tráfego áereo civil. Esta opção não se compeende bem, já que a Base de Monte-Real tem missões especifícas de patrulhamento da costa marítima. Se a opção tomada tem por fim, em determinadas épocas do ano, servir o Turismo Religioso de Fátima, através de voos "chatrers", a partir de outros países, com destino ao Santuário ali situado, o sr. Lopes foi mal informado pelos seus correligionários de Partido ou outros "lobies". A Base que melhor serve Fátima para este tipo de voos é a Base de Tancos, que ao momento se encontra quase desactivada sob o ponto de vista militar, por ter auto-estrada junto, o que coloca os passageiros destes voos em Fátima em menos de 30 minutos, se a ideia tiver viabilidade económica, o que a partir de Monte-Real é impossivel, devido à falta de boas vias rodoviárias que quase sempre atravessam aglomerados populacionais.
Como se vê, o PSD anda aflito em matéria de aeroportos. Desperdiçou Ota e do mal o menos toca de chutar com Monte-Real, quando esta Base, e muito bem, tem uma opção militar. Vamos lá pensar melhor! Então se o destino do tráfego áereo é Fátima, o terminal áereo não fica muito melhor em Tancos? E este não tem como obejectivo o Turismo religioso? Se sim, o turista emergente desses voos, em um quarto de hora depois de sair do avião a partir de Tancos, está a contemplar a serra de Aire de paisagem agreste tão ligada ao fenómeno de Fátima. Cuidado, não vamos desvirtuar as coisas a partir de acções inopinadas, próprias das campanhas eleitorais.
As regiões de Turismo neste Portugal tão pequeno, por vezes estão a mais, e não podem ter comportamentos paroquiais. E a reforma das Zonas de Turismo é daquelas que deviam estar na ordem do dia, no próximo Governo.