quinta-feira, fevereiro 24, 2005

O sr. Sócrates, é chamado!

Foto

"Em seis meses, arrebatou a liderança do partido, uniu-o e conseguiu que os portugueses lhe dessem uma vitória inédita."

JOÃO MALTEZ , da " A Capital"
«Amigos e camaradas... conseguimos!» A frase dita em público por José Sócrates, já como vencedor das legislativas do passado dia 20, serviu para demonstrar a sua satisfação face à primeira maioria absoluta alcançada pelos socialistas num escrutínio eleitoral. Mas foram também estas as palavras emblemáticas que anunciaram ao País o arranque de um novo ciclo político. O próximo passo será dado esta manhã, quando o Presidente da República indigitar o secretário-geral do PS para primeiro-ministro do XVII Governo Constitucional. Em seis meses, o «delfim» de Guterres arrebatou a liderança do partido, uniu-o e conseguiu que os portugueses lhe dessem uma vitória inédita.
O engenheiro civil José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, de 47 anos, é filiado no PS desde 1981. Foi no distrito de Castelo Branco, cuja presidência da federação socialista assumiu aos 26 anos, que lançou as bases para a sua ascensão dentro do partido. Fiel ao seu distrito, por onde foi cabeça-de-lista no dia 20, acabou recompensado, ao obter a maior maioria absoluta (56%) no conjunto dos diferentes círculos eleitorais. Castelo Branco reforçou assim o seu carácter emblemático para os socialistas, já que, também ali, Guterres começou a caminhada para a liderança do partido e chefia de dois governos.

DEPUTADO E MINISTRO. Eleito deputado aos 30 anos, Sócrates criou currículo no Ambiente ao ser nomeado porta-voz do PS para esta área, função que exerceu entre 1991 e 1995, transitando neste último ano para o cargo de secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente no primeiro Governo de Guterres. Ministro-adjunto do primeiro-ministro de 1997 a 1999, enquanto responsável pela tutela do Desporto liderou o processo da candidatura portuguesa ao Euro 2004. Mas foi já na segunda fase do «guterrismo», enquanto ministro do Ambiente, que se destacou, ao colocar em prática um projecto de selagem de lixeiras e construção de aterros sanitários que mereceu aplausos mesmo de adversários...
Em seis meses, arrebatou a liderança do partido, uniu-o e conseguiu que os portugueses lhe dessem uma vitória inédita.