terça-feira, junho 13, 2006

GM!

A fábrica da Azambuja da GM está em vias de encerramento! Estarão os sindicatos em condições de darem uma resposta ao problema? Muito tenho falado da renovação dos sindicatos. Cada vez mais para os trabalhadores é necessário uma resposta de continuidade face aos problemas das empresas. O Governo, há uns tempos para cá, tem dado a ideia da percepção do problema da GM. Será preciso mais acção do Estado, como? Benefícios fiscais ou redução do IVA?
Os trabalhadores tem que tomar uma postura dialogante. O Governo mais do que conceder benefícios fiscais a General Motors, tem que começar, depressa, a pensar como vai reduzir o IVA para que as empresas deste País ganhem competividade face ao mercado externo. Tem que reduzir ainda o preço dos combustíveis, nem que seja só para os transportadores.
Custa me afirmar, temos passado, mas urgem mexer nas leis laborais, passando pela audição e participação dos trabalhadores. Se tal não acontecer, um dia destes não temos empresas e seremos um País de serviços mal geridos. Quem fica sem emprego constroe o seu negócio, cafés, pequenas pastelarias, etc. Todavia, o mal da questão vaive-se perpetuar no seio da nossa comunidade pela falta de formação dos trabalhores, mesmo na área dos serviços.