sexta-feira, junho 25, 2010

Laissez faire laissez passer...

(Imagem: in o-cadeirão.blogs...)
Este é um dos editoriais, no DN de hoje, que poderá adivinhar a queda do Governo. Será?...vamos a ela:

Uma semana para chegar a um acordo essencial

Porém, como em todos os capítulos anteriores, a novela não acabou. Porque até à revogação final do diploma ainda decorrerá uma semana, na melhor das hipóteses, tempo suficiente para que as negociações cheguem a bom termo.

Tanto barulho era, neste caso, desnecessário - havendo boas razões de parte a parte para que ontem não tivesse acontecido nada de novo.

Primeiro, o Governo: é verdade, como disse Jorge Lacão, que o dito chip (que é, na prática, uma nova Via Verde) é peça central para se cobrar as novas portagens; como é verdade que a alternativa - abrir praças de portagens nas vias - é demorada e cara. Ou seja, é claro que, para haver acordo, é preciso que o PSD ceda e trave os diplomas da oposição.

Quanto ao PSD, há também bons argumentos para o voto de ontem. Os sociais-democratas dizem que não passarão um cheque em branco. Querem, antes de qualquer acordo, ter dados concretos do Governo sobre as alternativas ao chip, mas também sobre o calendário das novas vias sem portagem e critérios para a isenção de moradores e empresas. Sem essa informação, o PSD mantém tudo em aberto.

Havendo argumentos de parte a parte, há porém um dado a fixar: a 1 de Julho entra em vigor o diploma que permite a cobrança nas três Scut no Norte. Até lá, é imperioso que exista acordo, para que os portugueses saibam com o que contam.

É tempo do Governo de Sócrates bater com a porta. Neste País, nem no resto da Europa e nem no resto do Mundo há crise económica. Mais, em tempos de crise a legimitacão do poder, deve ser devolvida ao povo para este se pronunciar em eleições.

Após as eleições logo se vê quem tem legitimidade para governar. Certo é que este Governo não tem que fazer todas as coisas impopulares, e nada deixar para o senhor que se segue. Então, será melhor Para o PS e para o Governo partir e esperar calmante pelo resultado da consulta popular.

Irei rir, se o PS perder - facto natural - se os eleitores olharem simplesmente para a actuação demagógica, só "inter" portas de todos os partidos da oposição. Vai Sócrates e deixa as escolas por encerrar, a aplicação das taxas nas "scuts" por aplicar e mais pec's por fazer. A nossa economia será forte e tornar-se- á necessário o ressurgimento de um Governo mal olhado pelo Presidente da República, que nos governe. A hora será de partida, porque a oposição irá governar este cantinho à beira-mar plantado, demagógicamente, com uma mão cheia de nada, alheia às obrigações de Portugal para com a Comunidade Europeia. Caso para dizer, venha o escudo depressa e o nosso slogan será:"orgulhosamente sós"!


Sem comentários:

Enviar um comentário