terça-feira, novembro 30, 2010

É óptimo.

Muito bem! Fátima é falada nos "media" fora da época sazonal das peregrinações, onde Fátima e o concelho de Ourém eram divulgados somente um pouco por todo o lado, a começar logo pelas "brigadas de trânsito" a prestar conselhos aos peregrinos, que percorrem quilómetros pelas estradas nacionais rumo à cidade Santuário. Quem aproveitava em primeiro lugar? claro que eram os "media" na guerra, nem sempre pacífica, das audiências.
Fátima passa também a ocupar outro espaço nos "media" até há tão pouco pertencente a outras cidades, e assim os velhos do Restelo lá iam dizendo: "em Fátima e no concelho de Ourém não se faz nada que seja notório, como se vai fazendo um pouco, acompanhado os tempos- com novos hábitos, por muitas cidades do país"!
Agora que se faz algo diferente, os "velhos do Restelo" e outros tantos desapeados do poder, contestam. Boa! Não se esperava outra coisa! Em vez de serem frontais escondem-se atrás da crise. São umas figuras patéticas conhecidas localmente. Caso para dizer, "refilem" e a caravana passa. Fátima aos poucos, não só pelo fenómeno religioso, mas também por outros factores, nomeadamente a sua gastronomia, deixa de ser uma cidade com um turismo sazonal, para ser uma cidade religiosa e turística a tempo inteiro. Fátima é de todos os Oureenses, sentindo quase todos, que há uma mudança de rumo nas suas valências sócio-económicas, por vezes despercebidas a olho nu. O concelho de Ourém, será capaz de vencer a crise, sem foguetórios sobrecarregados de "caganças" exacerbadas, como até há pouco tempo acontecia. Todos, faremos um Concelho diferente, onde a população terá prazer de viver.
(Imagem: na origem da notícia)

5 comentários:

  1. Há poucos anos atrás, outros "velhos do restelo" diziam que vai tudo para Fátima e Ourém era esquecida. Agora já se diz que Fátima pertence aos ourienses, e tal e coiso...
    CEEERTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. ...e muita gente tem o seu posto de trabalho em Fátima. Faça-se um recenseamento de tráfego de oureenses que trabalham em Fátima e vice-versa. Entendo, que as cidades de Ourém e Fátima só terão poder reivindicativo, quando as duas se entroncarem. O que era ontem, hoje já pode ser diferente. O tempo corre.

    ResponderEliminar
  4. É preciso promover Fátima a tempo inteiro e nao só em época de peregrinações. Quanto mais evoluir Fátima, mais evolui toda a zona envolvente. É necessário também investir na evolução da sede de concelho. Quanto mais esta evoluir, mais apelativa se torna, mais gentes pode trazer para o concelho. Ourém precisa, a curto prazo, que lhe "lavem a cara", lhe dêem atenção e a modernizem, dando-lhe um ar fresco em vez deste ar deprimente que tem há anos.

    ResponderEliminar
  5. Alguém objectivo. Já é tempo de olhar para Fátima como mais valia para Ourém. Haverá terra em portugal melhor para representar o Natal do que Fátima? A terra da Nossa Senhora? Não nos podemos esconder atrás das dificuldades. É nos momentos de maior crise que acontecem as melhores ideias.
    Este ano ficará marcado pelo começo de um novo periodo comercial para Fátima e claro para o Concelho de Ourém.

    ResponderEliminar