terça-feira, janeiro 09, 2007

Sassaricando!

Os Médicos e o Ministro da Saúde têm passado os últimos dias a sassaricar. É tempo de dizer que basta de sassaricar. Os médicos querem impõr regras para a Entidade Patronal. O Ministro defeniu por portaria algumas incompatiilidades para a função clínica. Muitos dos clínicos teimam em esconder os seus horários com os olhos posto no Privado e vão referindo que o SNS bate no fundo, se abandonarem este. Penso o contrário, assim como a maioria da população. Urge criar urgentemente o regime de incompatibilidades para os médicos. Arrumada a casa, deixa-se de colocar o problema do cumprimento dos horários. Trabalhar no SNS é um acto livre e este serviço não pode ter colaboradores com um pé em cada lado. Quem quer opta, pelo Estado ou pelo sector Privado. A classe Médica tem de deixar de tratar os seus concidadãos como se fossem uns desgraçadinhos. O povo Português evoluiu e sabe bem o que quer. Pode-se deixar enganar, contudo, sabe que é enganado.
Se os médicos tiverem que optar face à sua prestação de trabalho, teremos um melhor SNS porque começa a ter um concorrente que até agora não tem: o sector Privado. Para este Sistema devem de serem criadas regras para não continuarem a surgir factos nublados que tanto o prejudicam e não pode continuar a funcionar como se não existisse. A medicina Privada tem que ser eficiente e balizada para ser uma verdadeira concorrente do sector Público.
Estou de crer que se os dois regimes de Saúde funcionarem a sério os Portugueses terão melhor Sáude. Contratualizem-se os serviços e deixem os cidadãos optarem. Com uma máquina mais leve para ambos os lados, estou certo, funcionará melhor a Saúde e acabam-se com as polémicas de décadas tão nefastas para os doentes. Haja vontade política para tal. Mais uma vez, basta de sassaricar!