quarta-feira, janeiro 12, 2011

Coisas da Sáude...

(imagem:in colunistas.ig.com)
Nos tempos que correm, bem de vacas magras, o Ministério da Saúde apressou-se a subir muitos serviços tais como, atestados, a maioria de Saúde Pública e ainda as vacinas da "febre amarela" para quem se ausenta de Portugal, rumo aos países tropicais, quase sempre em situação de emigração, por falta de emprego por cá. Sabemos que este preçário estava intocável desde do século passado, 1968, com um pequeno reajustamento em 1993 devido à abolição do papel selado e dos selos fiscais. Tudo mal! Mais uma vez neste País, os cidadãos são contemplados com um brutal aumento por negligência dos Serviços e fundamentalmente por o Ministério da Saúde se esquecer de muitas das suas funções, facto a que o povo Português está habituado. Deixa-se ficar algumas pêras amargas em troca de pequeninas pêras doces e zumba!...é assim e, assim será! Mês após mês, os Serviços serão mais agravados, em nome do momento que Portugal vive ( a crise parece estar para durar muito tempo, submetida ao poder económico mundial desavergonhado, com a Europa de cócoras e de mãos tolhidas-porque será?), esquecendo-se e mandando às malvas a Constituição da República, que refere um Serviço Nacional de Saúde "tendencialmente gratuito", para todos.
Porém, queria tirar daqui uma ilação de semelhança. Se o MS desavergonhadamente proporcionou aos portugueses a subida harmoniosa(?) das taxas referidas, porque não procede à actualização dos ditos "Reembolsos" em despesas de Saúde, que o cliente do serviço Nacional Saúde é obrigado a fazer, muitas vezes em situações de pobreza, recorrendo a empréstimos dos vizinhos (eu sei), para obter qualquer serviço vital ao seu bem estar em saúde de que necessita fora da esfera do SNS, porque o mesmo não existe ou a espera é longa na dita "lista de espera"?...sabem, as tabelas existentes são do mesmo tempo das taxas abolidas agora, pelo que um utente recorrente ao "Serviço de Reembolsos"- se lhe for concedido, tem menos de metade de uma centena de cêntimos, por exemplo em prótese oculares ou estomatológicas para não falar de outros. É tão grave, por que quase sempre o processamento desses manhosos "reembolsos" custam mais do que o valor a reembolsar. Vergonha!...ao menos que aos utentes do SNS fosse considerada uma tabela semelhante aos beneficiários da ADSE, também esta já desactualizada, face ao custo não só, dos actos médicos praticados, mas também perante os mais diversos custos das próteses no mercado.
Mais grave, sem reembolsos o utente deixa de solicitar, muitas vezes, o respectivo recibo de despesas o que leva à fuga do imposto: sem comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário