domingo, janeiro 09, 2011

À venda!

(imagem: in oblogdeplastico.blogspot)
A saúde está à venda no distrito de Santarém e um pouco por todo o País. Todos teimam em vender fórmulas mágicas de solução, enquanto a mão de obra não existe. Essa é a realidade, que muitos dos portugueses conheciam ( pelo menos aqueles afectos a formação na área da saúde e do Ministério), desde do tempo dos governos de Cavaco Silva. Foi feita uma purga à entrada de candidatos em medicina nas universidades, o que levou a médias altíssimas de valores de entrada, como se os alunos que melhor média possuíssem fossem os mais vocacionados para o exercício da medicina!... Fui sempre adepto que a selecção dos candidatos ao Ensino Superior deve ser natural. Cada aluno entra para a faculdade que quer e aguenta o curso ou não, como antes acontecia. Um aluno de vinte depois do 12.ºano não quer dizer que seja melhor do que um aluno de catorze valores no fim do curso feito. Doutorices!..
Ralham os autarcas que suportaram algumas despesas de saúde (proliferação de Extensões), fazendo dela a sua arma de caça ao voto, ralham os responsáveis das Unidades de Saúde, protestam os sindicalistas. O Ministério parece uma "divisão" de Alice no país das...os profissionais de saúde são um joguete nas mãos dos directores e a população trama-se sem esse serviço essencial à condição humana: uma assistência em saúde atempada e eficiente.
Parece que as coisas vão um pouco melhor pelo ACES Lezíria I – Ribatejo, devido a uma maior experiência de recursos humanos do seu Director. Já agora gostava de saber as dificuldades ou opinião do Director do ACES Serra d'Aire, ignorado na peça jornalística.
Tudo será um monte de problemas a merecer uma grande reflexão, tendo em conta o custo/prestação de serviços à luz da Constituição da República, com maior enfoque numa altura de crise e de cortes salariais, para não falar dos pensionistas, muitos deles sem dinheiro, para uma alimentação racional. Enfim!

Sem comentários:

Enviar um comentário