quinta-feira, março 21, 2013

Celebração!

Nesta entrada da primavera, a sua chegada faz-se também com a celebração do Dia Mundial da Poesia. Poetas somos todos um pouco, embora muitos de nós fujam a  mostrar a poesia que vai na vontade interior de cada um!...uns transportam consigo mais carga poética do que outros, como é normal. Porém, eu escolhi para assinalar a efeméride um naco de poesia, de Maria do Rosário Pedreira, em boa hora cantada por António Zambuzo, porque apesar de todas as controvérsias de momento vividas por  cada um e de fazer um sol envergonhado para nos aquecer a alma, a poesia é pertença de todos. Leia-se e ouça-se depois a trova, que pela sensualidade que carrega, cantada será outra coisa. Deixem ouvir o "passarinho!piu!piu!piu!...

Bem te avisei, meu amor,
Que não podia dar certo
E era coisa de evitar
Como eu, devias supor,
Que, com gente ali tão perto,
Alguém fosse reparar

Mas não: fizeste beicinho
E como numa promessa
Ficaste nua para mim
Pedaço de mau caminho
Onde é que eu tinha a cabeça
Quando te disse que sim?

Embora tenhas jurado
Discreta permanecer
Já que não estávamos sós
Ouvindo na sala ao lado
Teus gemidos de prazer
Vieram saber de nós

Nem dei p'lo que aconteceu
Mas, mais veloz e mais esperta,
Só te viram de raspão
Vergonha passei-a eu:
Diante da porta aberta
Estava de calças na mão


E,agora, vá lá: musicada!



Sem comentários:

Enviar um comentário