quarta-feira, março 16, 2011

Atualidade e recordação


E é este homem Presidente da República, eleito por sufrágio universal? Esqueceu-se disso!...por isso vou ser parco em palavras, acerca desta atitude bem dúbia de Cavaco. Tenho que ser mesmo! Quando pela primeira vez tive o meu pelotão pela frente, no campo militar de S.Margarida, disse-lhes: "amigos, não me conhecem mas o nosso primeiro objectivo é termos espírito de corpo entre todos, sermos solidários uns com os outros. Essa coisa de defender a Pátria, tão propalada, também acontecerá, sem preocupação, se tudo nos correr bem. Acreditem, muitos dos vossos vizinhos disseram-vos que tinham lá muitas peles de preto em casa. Eu não acredito, nunca vi nenhuma". Sei que não foi fácil para a maltinha perceber, porque o grau cultural da juventude, ao tempo, era outro. Também soube que estas minhas acaloradas palavras foram transmitidas por um "bufo" a alguém do comando. Todavia, esse alguém, já embrenhado pelo espírito do 25 de Abril, ou por querer umas forças armadas independentes do reles poder político então vigente, avisou-me para ter cuidado com as minhas "palestras". Passados cinco meses, já em Angola celebrando com um convívio a noite de Natal, à luz do petromax, na cozinha(?) da messe dos oficias pedida para o efeito, um camarada de armas levantou-se da mesa improvisada ( na guerra tudo é improvisado) e disse em voz alta: "camaradas de pelotão, só hoje percebi as palavras sobre o espírito de corpo e solidariedade do nosso comandante de pelotão, quando reunidos pela primeira vez em Santa Margarida: o meu muito obrigado". Fiquei muito embevecido com a discursata improvisada e, pensei para com os botões da minha farda mal amanhada: "esta vitória já ninguém ma tira". Claro, o Américo por onde estiver ( já não faz parte do núcleo dos vivos) dirá: "juventude com coragem sem saber para aquilo que vai, nunca mais"! Foi sempre um grande democrata, de fazer inveja a muitos investidos em altos cargos.
(imagem:inserjaocomentadoceu.blogspot)

2 comentários:

  1. Até me arrepiei, quando li esta intervenção de CS hj no jornal. O homem deve andar a usar óculos de Alcanena!!!!

    ResponderEliminar
  2. Com o devido respeito para os algarvios digo
    O sr Silva para estupido so lhe falta ser algarvio.

    ResponderEliminar