quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Europa?

 A "situação" vigente acredita  nos mercozy, pensando que  a Europa é possível à maneira deles?  Sem se colocar no chão um grande tapete de solidariedade a galvanizar os europeus, o velho continente será um sonho do passado, que não tinha utopias. Rodava à volta de uma federação de estados a constituir-se, para revitalizar as forças do povo europeu, dando-lhe mais dignidade em projectos comuns capazes de aumentar o investimento entre toda a comunidade, colocando o povo a viver melhor, onde as causas sociais fossem possíveis. Este projecto está interrompido por uma super direita capitalista que tem muita dificuldade em dar a cara, tendo dois ou três lacaios encarregados disso. A vergonha é tão grande, sendo já a Europa passado e quem lhe dá voz deixaram de ser os Órgãos eleitos da Comunidade para ser os "alemôes"  que vão esticando os cordões de imperialistas como ontem aconteceu em Lisboa onde as loas foram tão enormes, tanto do Presidente do Parlamento alemão como dos "zé-que-toques" que por aqui inconscientemente geram a negação do nosso patriotismo e a nossa vocação europeísta, investidos em funções governamentais, vão vendendo a alma ao diabo, quer dizer vendendo o País e deixando insultar a Grécia, como se Portugal e todos os países periféricos da União não estivessem metidos no mesmo barco de dificuldades e de vãs ilusões, que os "mandates" vão criando por todo o nosso continente. Enfim!

Ao passar hoje pela crónica de Batista-Bastos, no DN, deixo alguns respigos que nos devem merecer a melhor atenção e mobilizar a nossa opinião para um Europa solidária, dos direitos humanos, que sirva de "pasto" para todos e não só para certas anormalidades que nos intoxicam todos os dias:
"O cerco feito aos gregos, os vexames a que são submetidos em declarações proferidas por ignaros funcionários estrangeiros, provocam a mais funda indignação naqueles que ainda sentem o rebate da consciência. E a reacção daquele povo resulta da humilhação sistemática de que é alvo.
Sinto uma surda revolta quando ouço os medíocres políticos portugueses dizerem: "Mas nós não somos a Grécia!", sem a noção do peso das palavras e com a desfaçatez de quem nada conhece de história. Não; não somos a Grécia, mas pertencemos- -lhe, e a Grécia pertence-nos. Faz parte integrante da nossa condição relacional e da existência cultural e intelectual que nos define. Temos mais ou menos o mesmo número de população, e o percurso das nossas vidas possui traços muito semelhantes. A comparação, depreciativa e sórdida, constantemente feita, assume os contornos de grave insulto."

Sem comentários:

Enviar um comentário