quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Reorganização do Centro Hospitalar do Médio Tejo


Há dias falei por aqui acerca da nova organização do Centro Hospitalar do Médio Tejo, referindo como estava previsto(Desp.5814-2008), há muito que se sabia da cidade de Tomar e da cidade de Torres Novas perderem o seus serviços de urgências hospitalares, prevendo-se que as mesmas seriam transferidas para o Hospital de Abrantes. Certo, é que a reorganização do Centro Hospitalar está a avançar como se pode aqui verificar, e, a partir de 31/03 do corrente ano as Urgências  de Tomar e de Torres Novas, serão convertidas em SUB-Serviço de Urgência Básico.

Três ilações se podem já concluir:
1. As forças políticas das 2 cidades vizinhas perderam, mesmo tendo em conta a ajuda do "ratio" populacional dos Oureenses, convertido em recurso de urgência aos seu hospitais, quando necessário pela população de Ourém.
2. As forças políticas do Concelho de Ourém também perderam, ou deixaram-se enganar, ou agiram de boa fé confiantes que o Despacho referido, era coisa de papel e que ficaria retido "ad eternam" em qualquer gaveta do ministério
3. A actuação dos deputados eleitos por Santarém, conhecedores profundos da legislação, na altura e agora, "marimbam-se" para os seus eleitores, esquecendo-se que são seus representantes, logo  defensores de um dos  direitos mais básicos: a Saúde!

Como por aqui previ, conhecedor de alguns dos meandros do Ministério da Saúde fui alertando para a situação, não só neste, mas também  noutro blogue onde dava alguma colaboração. Nenhuma força política quis entender, para não desafinarem as suas orquestras. Às forças maioritárias ao tempo no Concelho, caberá maior responsabilidade a atribuir: uma estava no Governo (PS) e a outra (PSD) comandava os destinos da Autarquia de Ourém! No tempo corrente a situação local inverteu-se politicamente e a matéria dos Serviços de Saúde do Concelho de Ourém deixou de ser tabú político ou até mesmo de alguns arranjinhos de entendimento, porque talvez os nossos representantes entendessem, quando acontecesse por cá o caos na Saúde, alguma coisa se resolveria para a solução do problema. Verdade é que a assistência médica do Concelho deteriorou-se e, agora(?) ou daqui a mais um mês, quando as urgências forem mesmo no Hospital de Abrantes, passa a situação a ser gravíssima e dispendiosa para os Oureenses, com a crise sem dó a bater à porta das pessoas.

Solução: o Hospital Distrital de Leiria está a rebentar pelas costuras, pelo afluxo enorme de doentes de quase todo o seu distrito, pelo que não solucionará o problema dos Oureenses. Pensar numa Unidade Hospitalar para o Concelho de Ourém tornar-se-á maluquice demagógica, devido à falta de dinheiro existente. Então que fazer, porque os Oureenses também são pessoas? Reivindicar junto do Governo Central um Serviço de Urgência Básico. Para isso, Poder e Oposições têm que estar de mãos dadas nessa revindicação. Será possível?...a população do Concelho merece esse esforço conjunto dos Partidos concelhios. Os vencedores serão o nosso povo, porque os partidos só são democraticamente os seus representantes. Haja o tal esforço!

Para quem quiser entender fica o que alberga um SUB:..."O Serviço de urgência básica (SUB), primeiro nível de acolhimento a situações de urgência, constitui o nível de cariz médico não cirúrgico, à excepção de pequena cirurgia, podendo estar sedeado numa área de influência que abranja uma população superior a 40 mil habitantes em que, pelo menos para uma parte, a acessibilidade em condições normais seja superior a 60 minutos em relação ao SUMC ou SUP mais próximo. O SUB permite o atendimento das situações urgentes com maior proximidade das populações." Acrescento que funciona 24 horas diárias, com 2 médicos, serviço de enfermagem, serviço de análises e serviço de RX. O Centro de Saúde já possui RX. Poderá funcionar no Centro de Saúde, mas preferencialmente, entende-se, para não se confundir com  os "Cuidados de Saúde Primários", deveria funcionar noutro local.

Sem comentários:

Enviar um comentário