sábado, outubro 28, 2006

Expectativa!

Acabou a campanha eleitoral interna no Partido Socialista. Socrátes até pode ser reeleito Secretário Geral do PS, em Santarém, onde decorrerá a reunião magna Socialista, numa missa bem afinada. Espera-se que tal não aconteça! Os tiques menos próprios que advêm do poder govenativo actual, comum a todos os Partidos quando ocupam essa cadeira, não podem prejudicar o debate interno necessário. O debate é imperioso, não só para o aperfeiçoamento da Democracia, mas sobretudo para uma maior eficácia governativa necessária às reformas de que o País carece, numa prespectiva de um futuro digno para os cidadãos Potugueses.
Porém, surge outra expectativa! Para onde mobilizará agora o PCP os seus militantes, já que Socrátes não fará mais reuniôes com os militantes Socialistas. As "arruaças" surgiram de forma comandada e foram demais. Não sei quem ficou desgastado, se o Primeiro Ministro ou se a central sindical às ordens do Partido comunista. É uma central de gente velha! Em Democracia os mandatos são para ser cumpridos integralmente e no final do ciclo virá nova campanha eleitoral, servindo de teste aos que ocuparam o poder e aos partidos da oposição. Alguém, após o acto eleitoral, ocupará a cadeira do poder. Fazer oposição não significa fazer arruaças.
Todos os Partidos por mais minoritários que sejam têm e devem intervir no nosso tecido democrático, através do Parlamento, através da Informaçâo que deve estar à disposição de todos e de accões civilizadas junto dos seus militantes ou outras, voltadas para uma mobilização séria da Comunidade, numa sociedade plural como a nossa.
Só o comporatmento democrático dos Partidos minoritários travará uma reforma eleitoral, pela participação positiva junto da população, exigindo respeito democrático aos Paridos maiores, para que todas as forças partidárias, em actos eleitorais tenham representavidade no Parlamento, sem a eliminação de nenhum Partido. Lá diz o ditado "há doenças que matam".












Foto: de um site do PS