segunda-feira, outubro 16, 2006

O "post" anterior!

Deleito-me com determinadas análises como o "post" anterior, da Prof.ª Manuela Arcanjo! As análises deste tipo só surgem, porque o Estado teima em manter um sistema privado de Saúde para os seus empregados. Claro, que este sistema vem do Estado Salazarento, que teima ainda em não reformar-se mais rapidamente, devido aos lobies existentes no Sector Público, como se muitas das reformas fossem possíveis de adiar, numa Administração que tem de ser eficiente. Que se reforme tudo de uma vez por todas e que a Administração Pública passe a ser uma máquina que funcione, o mais depressa possível, de que todos os cidadãos necessitam e apta a servir toda a população em circunstâncias iguais. Com uma máquina humana eficiente, prestável e trabalhadora os funcionários deixariam de ser odiados pela população e de serem um mal desejado. O seu poder de compra nas crises alivia, quase sempre, a carga ao Sector Privado.
A ADSE, como sistema privado, onera o Estado e engana os seus utentes. Se um empregado do Estado, em situação de doença, necessitar de transporte de ambulância uma vez ou mais vezes, paga primeiro e depois pede o seu reembolso. Aos utentes do SNS (vulgo Caixa) não acontece assim. É o SNS que paga directamente às Entidades prestadoras, quase sempre os Bombeiros. Repare-se, se o funcionário público necessitar de fazer quimioterapia ao longo de várias sessões, que o Hospital não o interne (como acontece quase sempre) e morar as umas dezenas de quilómetros do estabelecimento Hospitalar, qual não é a factura a pagar por ele mensalmente aos Bombeiros para mais tarde ser reembolsado?...Esta é uma injustiça que fere a nossa Constituição. Já não quero falar em outros transportes que o F. Público não recebe quando na sua U. de Saúde não lhe prestam a assistência por não existir e os utentes do SNS recebem em reembolso, desde que cumpra as normas, nas mesmas circunstâncias, com a maior facilidade mediante uma declaração com o valor dos transportes públicos ou os bilhetes destes.
Podem-me dizer, mas há os serviços de oftalmologia e de estomatologia que os Serviços de Cuidados Primários não possuem e que os utentes do SNS recebem com taxas do Estado Novo. É Verdade! Menos de 1€ por uns aros e muitas vezes pouco mais de 15 cêntimos por tratamento de cada dente, para não falar nos reembolsos das próteses dentárais. Daí, dizer muita vezes que neste País o SNS devia abranger todos, e que em vez de se nivelar por baixo, como é hábito em Portugal, se crie um sistema actualizado, anualmente para todos, em matéria de reembolsos com a assistência médica. Criem-se convenções com o Sector Privado, para quando o cidadão desejar escolher que o faça livremente, com uma indemização ao cliente semelhante a importãncia que custa dentro do SNS.
Com medidas destas melhorava tanto o sector Público como o Privado na Saúde, porque ambos necessitam de clientes.
Post Scriptum - A maioria dos reembolsos no SNS são liquidados por Vale Postal, cujo custo por vezes é superior ao reembolso, fazendo dos clientes do SNS "tótós" como se eles não tivessem uma conta bancária.