quarta-feira, janeiro 04, 2012

Um Passarão!


Outro nome, a não ser passarão,  não se pode chamar ao dito "tecnocrata ministro da saúde", como por aí muitos dos "media" pretende fazer crer; eu discordo profundamente! Vejamos:

No dia 1 de Janeiro aparece numa visita relâmpago hospital de Évora, dando uns rebuçaditos aos portugueses, pretendendo demonstrar que com ele o Serviço Nacional de Saúde jamais terminará. Acto que não tem nada de político: foi uma simples passagem por casa de um compadre alentejano e já agora, como foi reconhecido pelo cachorro de guarda à casa, não fosse o diabo tecê-las, dava um pulinho ao hospital e até tal ida melhoraria a imagem, pensou e foi!

No dia 3 de Janeiro os "media" anunciaram aos sete ventos que os Centros de Saúde teriam de criar obrigatoriamente uma consulta para diabéticos (sabe-se lá como?) até ao dia 15 de Abril, tendo até conseguido (como estes jornalistas sabem tantas coisas antes de ser anunciadas) um editorial de um jornal diário sob o título "Uma medida em prol da saúde publica",...blá blá blá, terminando assim: "Nem tudo tem de traduzir-se em cortes imediatos em cifrões, nas mudanças em curso no SNS". Pudera, o ministro sabe que 10% da população sofre dessa doença crónica: os doentes diabéticos. Sabe que esse numero em "consultas de diabéticos" está isento de taxas moderadoras. Sabe também que estes pacientes consomem diariamente medicamentos. Sabe que não havendo consulta de diabéticos ( grande passarão!) que cada vez que o "tuga" com esta doença se dirigir ao CS  a fim de adquirir uma receita do medicamento para a sua doença crónica pagará 3€ pela inscrição, sem direito a consulta. Boa!

Afinal quem ganha é o tal passarão, recebendo "ad aeternum" aquela mísera quantia, violando a Constituição da República e muitos dizem do ministro que a personalidade nada sabe de politica. Paulo Macedo age manhosamente, fazendo politiquice e arrecadando muitos euros à custa dos  doentes diabéticos.Um isento a pagar por o CS não possuir tal consulta e outras, pois os diabetes vão deteriorando todos os órgãos da pessoa. A 15 de Abril contará com a ajuda dos "media", para a venda de uma banha de cobra semelhante, porque muitos Centros de Saúde não terão a consulta referida nem outras. Assim o trapaceiro Macedo vai ganhando tempo para matar o já moribundo SNS, facto pelo que não vestiu a bata branca em Évora e já agora não colocou a máscara no bico, porque para ele não se torna necessário adquirir esse hábito. Ele da saúde dos portugueses fará uma mercearia e com os tempos só lidará com os números, como se a maioria dos portugueses fossem massa ou arroz em armazém. Estamos feitos!
 (imagem in:naturezadosbichos.blogspot)

Resta-nos estar a atentos e denunciar todos os actos que tentem reduzir o acesso à saúde, à segurança social, ao emprego, ou à educação. Os Portugueses necessitam de um governo à altura das necessidades do país perante a crise, não de uma equipa a governar à laia de merceeiros, sem desprimor para estes e, ainda por cima,  todos eles uns passarões.

 Post Scriptum: já agora os passarões ainda querem dar mais bicadelas aos clientes do SNS. Valha-nos, ao menos o Bastonário da Ordem dos Médicos!

Sem comentários:

Enviar um comentário